Histórico


O EMPREENDE se estrutura em quatro linhas de ação principais, que constituem subprojetos âncora de natureza transversal:

1) Estimulo à cultura empreendedora;
2) Cooperação tecnológica, licenciamento de tecnologias e assistência técnica;
3) Incubação e aceleração de empreendimentos; e
4) Prospecção e identificação de oportunidades de geração de valor por meio da inovação.

O primeiro subprojeto de “Estimulo à cultura empreendedora” prevê intervenções que levem a instituição a se deslocar da “etapa emergente” no desenvolvimento de uma universidade empreendedora e consolide a “etapa Intermediaria” de ações na comercialização da propriedade intelectual. Dessa forma, busca-se estruturar e promover a criação de iniciativas em torno das atividades de inovação na UNIRIO, sobretudo as ações que viabilizem o desenvolvimento tecnológico, os mecanismos de apoio ao empreendedorismo, as diversas formas de transferência de conhecimento e o relacionamento da instituição com o setor produtivo, bem como o abrigo e fomento a inovações sociais. Os demais subprojetos, “Cooperação tecnológica, licenciamento de tecnologias e assistência técnica”, “Incubação e aceleração de empreendimentos” e “Prospecção e identificação de oportunidades de geração de valor por meio da inovação”, vão possibilitar que a instituição ingresse na “etapa madura”, expandindo sua missão de proteção e comercialização de seus ativos de propriedade intelectual para empresas e ações governamentais voltadas para o desenvolvimento econômico, privilegiando, sempre, a sustentabilidade ambiental e social.

Para tanto, na UNIRIO, os subprojetos “Transferência, licenciamento de tecnologias”, “Incubação e aceleração de empreendimentos” e “Prospecção e identificação de oportunidades de inovação” serão direcionados para quatro campos nos quais a universidade se destaca e que são capazes de produzir impacto significativo, por estarem conectados a quatro prioridades nacionais, cujo enfrentamento enseja oportunidades de protagonismo e liderança para o Ecossistema de Inovação do Estado do Rio de Janeiro. São elas:

1) transformação digital do ensino básico, formação continuada dos professores por meio da internet e apoio à criação e ao desenvolvimento de “EDTECHS” (startups dedicadas ao campo da educação);
2) inovação sanitária, disseminação das melhores práticas de assistência à saúde e apoio à criação e ao desenvolvimento de health deep techs (startups dedicadas ao campo da saúde);
3) transformação digital da administração pública brasileira e apoio a startups que visam ao desenvolvimento de cidades inteligentes; e
4) inovação para o setor cultural, e apoio ao art entrepreneurship e à transformação digital do entretenimento e do turismo.

O conceito de Ecossistema de Inovação utilizado no Empreende considera para descrição e análise que os ambientes regionais são constituídos por um grande número de participantes de diversos tipos de organizações, bem como os recursos necessários para inovação. Entre as organizações participantes estão universidades, pesquisadores, empreendedores, investidores, capitalistas de risco, instituições governamentais e não governamentais, bem como fornecedores de serviços técnicos.

Na perspectiva do ecossistema de inovação, o foco da atenção é voltado para aspectos mais intangíveis e qualitativos, como as interações e os relacionamentos que interferem no processo de inovação, do que a infraestrutura ou recursos existentes. A UNIRIO vem buscando entender os ecossistemas de empreendedorismo e inovação nos quais seus campi estão geograficamente incluídos. Os setores econômicos prioritários de atuação possuem relação estreita com cursos, conhecimento produzido e atividades de extensão das cadeias produtivas onde se inserem as empresas de turismo, indústria criativa, museus, bibliotecas, arquivos, educação, saúde e governança pública.

A governança do projeto engloba a constituição de dois conselhos, cujos participantes são nomeados pela Reitoria da UNIRIO. O Conselho Executivo tem a atribuição de promover discussão, debates e aprofundamento das necessidades de criação de externalidades positivas do projeto no âmbito da instituição. O Conselho Gestor é composto por todos os professores e técnicos participantes do projeto e terá? por finalidade a discussão de ações, metas e objetivos, de forma a criar uma rede de interessados nos temas de inovação e empreendedorismo na universidade. A Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social participa de ambos os conselhos.