Participam do Empreende diversos laboratórios já existentes ou em formação na UNIRIO:
Núcleo Multidimencional de Gestão do Patrimônio (NUGEP)
O Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) coordena e/ou desenvolve programas, projetos e ações integradas de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão, cultura, inovação social e inovação tecnológica. É composto por uma equipe multidisciplinar. Seu objetivo é produzir conhecimentos, metodologias, análise crítica, produtos e/ou serviços sobre a documentação em museus e a gestão do patrimônio cultural que auxilie na formação profissional e na capacitação acadêmico-científica da comunidade universitária e extra-muros.
Coordenação: Elizabete de Castro Mendonça e Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
O laboratório BugLab é voltado para disseminação e apoio ao desenvolvimento de projetos no campo das mídias criativas e tecnologias emergentes, em especial experiências e narrativas imersivas e interativas. Sua atuação é baseada na cocriação, pesquisa-criação e colaboração entre alunos, pesquisadores, artistas e produtores. Colabora na realização de mostras, debates e oficinas.
Coordenação: André Paz e Fábio Antônio Vieira Pinto
LABETUR – Laboratório de Eventos em Turismo
O Laboratório de Eventos em Turismo (LABETUR) é um espaço multidimensional onde são desenvolvidos projetos integrados de ensino, pesquisa, extensão e cultura. O LABETUR é um órgão ligado à Escola de Turismo, pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), da UNIRIO, que atua em uma perspectiva multidisciplinar do fenômeno turístico, focado em propostas teórico-práticas e voltadas à inovação, em duas áreas principais: Eventos em Turismo; Gastronomia e Cultura em interface com o Turismo.
Coordenação: Joice Lavandoski e Maria Jaqueline Elicher
SPID – Laboratório de Soluções e Pesquisa em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
A Sociedade Brasileira de Inteligência Artificial (SPID) é uma iniciativa que reúne especialistas interessados em pesquisar e desenvolver tecnologias de IA no Brasil. O SPID está associado à UNIRIO e busca impulsionar a indústria 4.0, aplicando técnicas como aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões e mineração de dados. O laboratório concentra-se em áreas como inteligência artificial, ciência de dados e interação homem-máquina. A iniciativa nasceu em 2018 e seu objetivo é trazer valor à sociedade brasileira por meio do avanço tecnológico.
Coordenação: Ana Cristina Bicharra Garcia e Carlos Eduardo Ribeiro de Mello
LabINOVA - Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para apoio à Inovação
O Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para apoio à Inovação (LabINOVA) é um lócus de capacitação para que o pesquisador se conscientize da importância de uma ciência mais acessível, transparente, disponível e gratuita. O objetivo geral da Ciência Aberta é aumentar a qualidade, o progresso e o impacto científico e social de pesquisa e do conhecimento, estimulando a inovação. Está sediado no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e foi financiado pela FAPERJ.
Coordenação: Maria Simone de Menezes Alencar e Naira Christofoletti Silveira
Seu objetivo é promover o ensino e aprendizado da matemática de forma envolvente e interativa, por meio de projetos de ensino, extensão e pesquisa que combinam jogos e conteúdo matemático. Eles oferecem cursos e capacitações para professores e alunos, fornecendo ferramentas e estratégias para a utilização de jogos em práticas pedagógicas. A equipe também mantém uma presença online ativa, incluindo redes sociais, um website e um podcast chamado JMcast, focado em história e ensino de matemática.
Coordenação: Cristiane de Mello, Loisi Pereira, Luzia Martarelli e Marcelo Rainha
LABOGAD - Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos
O Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD) do DEPA visa integrar pesquisa, ensino e extensão para desenvolver soluções em preservação e gestão de acervos digitais. Ele busca a integração de acervos de documentos arquivísticos digitais, bibliotecas digitais e museus virtuais, além de promover estudos transdisciplinares em áreas como Convergência Digital, Representação e Organização do Conhecimento, Inteligência Coletiva, Humanidades Digitais e Memória Social. O laboratório realiza atividades nas áreas de Humanidades Digitais e Curadoria e Gestão de Arquivos Digitais.
Coordenação: Jair Martins de Miranda
Visa projetar e testar soluções inovadoras com potencial impacto positivo de longo prazo, com a criação de ferramentas, modelos e metodologias aplicadas aos projetos. Apoia a competitividade, cooperação, circulação, visibilidade, disponibilidade, diversidade e aumento de públicos em todos os setores.
Coordenação: Mariza Costa Almeida
Estuda aplicações da Matemática à Ciência da Computação em Códigos Corretores de Erros e Aprendizado de Máquina com a finalidade de suportar o processo de tomada de decisão orientada por dados (data-driven decision). Aplicação nos vários setores econômicos
Coordenação: Luiz Amancio Machado de Sousa Junior e Pedro Nuno de Souza Moura
Atua na materialização simulatória para concretização das ideias e sua validação englobando aspectos de ordem física, mecânica, ergonômica ou estética. Promove a construção de modelos, maquetes e protótipos como meio de análise/verificação de eventuais hipóteses formuladas no desenvolvimento do processo, mas também como meio de apresentação, comunicação e verificação dos resultados finais. Aplicação nos vários setores econômicos.
Coordenação: Natália Luísa Felício Macedo Machado
Busca se adaptar às novas modalidades de ensino tecnológico e à distância, com uso de novas mídias, e pesquisar como estas novas modalidades se aplicam ao ensino das artes e da música, bem como proporcionar a gravação e irradiação de seus produtos para a mídia e pesquisar seus efeitos no mundo virtual - inclusive na geração de novos produtos e serviços culturais.
META CONCERTO ORQUESTRA DA UNIRIO
Regentes: Guilherme Bernstein e Eduardo Lagreca
Violino: Joel Victor
Obras de: Beethoven, Saint-Saens, Borodin e Gounod
Realizado na: Igreja da Irmandade Santa Cruz dos Militares
Fotos: Eduardo Martino
Laboratório de Editoração e Gravação Eletrônica cujo antigo nome era Estúdio Roquete Pinto, com equipamentos de gravação e editoração de música, integrando as disciplinas do Bacharelado e/ou Licenciatura em Música. O Estúdio Radamés Gnattali, inaugurado em 2007, entrou em plena atividade em 2008, com atualização de equipamentos digitais de gravação. Em 2012 com financiamento da FAPERJ foi possível a atualização de equipamentos do estúdio. A partir de 2012, o estúdio conta com um técnico especializado em gravação.
Coordenação: Almir Cortes
O Estúdio de Música Eletroacústica Vania Dantas Leite, EME-VDL, foi estabelecido com auxílio Faperj em 1992. Fundado pela professora Vania Dantas Leite, recebe dela o nome Estúdio de Música Eletroacústica (EME) em homenagem ao compositor Reginaldo de Carvalho, ex-diretor no Instituto Villa-Lobos no final da década de 1960 e início da de 1970. Carvalho foi o pioneiro da música eletroacústica no Brasil, compondo e estreando músicas deste gênero a partir de 1956. Foi ele quem rebatizou o Conservatório de Canto Orfeônico (fundado e dirigido por Heitor Villa-Lobos até a sua morte) de Instituto Villa-Lobos (IVL). Carvalho compunha em seu estúdio caseiro que levava aquele nome: Estúdio de Música Eletroacústica. Após a sua morte 2013, Vania Dantas Leite toma a iniciativa de batiza o laboratório-estúdio do IVL com o mesmo nome do estúdio particular do compositor.
Coordenação: Marcelo Carneiro de Lima